segurança

Um dia após princípio de incêndio, bombeiros encontram irregularidades no prédio da SUCV

Thays Ceretta

Fotos: Pedro Piegas (Diário)
Um dia depois de incêndio, imóvel foi vistoriado por bombeiros

Um dia depois do princípio de incêndio no prédio da Sociedade União dos Caixeiros Viajantes (SUCV), três integrantes do Corpo de Bombeiros - dois soldados e um sargento - realizaram uma vistoria extraordinária em todos os andares do edifício. A ação, que foi acompanhada pela reportagem do Diário, identificou irregularidades no imóvel da prefeitura de Santa Maria.  

Na tarde de terça, 18 pessoas precisaram de atendimento médico após inalarem fumaça devido ao fogo em um fosso de luz do prédio. Nesta quarta-feira, os servidores voltaram a trabalhar no local, bem como os funcionários de uma imobiliária do térreo.

Conforme o sargento dos bombeiros César Augusto de Vargas, na terça-feira, outros locais que ficam no entorno do edifício também passaram pela vistoria. Eles analisaram se havia a presença dos itens mínimos de segurança contra incêndio. 

- Já fomos nas lojas que ficam em volta e fizemos a verificação documental dos locais. Estamos dando continuidade ao trabalho, é uma vistoria extraordinária. Estamos analisando os extintores, a sinalização, as portas corta-fogo, entre outros itens - explicou o sargento, que esteve com a equipe no local por volta das 15h.

Na vistoria, foi verificado que pelo menos dois extintores (do 1º e do 2º andar) estavam com o prazo de validade vencido e que as portas corta-fogo não estavam fechando adequadamente. Uma cortina apoiava uma porta, para deixá-la aberta, o que não é o correto.

O prédio da SUCV é ocupado por duas secretarias: de Cultura, Esporte e Lazer e de Educação. O horário de expediente externo é até as 13h e, o interno, até as 16h30min. Duas servidoras municipais que estavam saindo no local, à tarde, disseram que foi tranquilo trabalhar, já que o local foi liberado pela prefeitura.

INVESTIGAÇÃO
A Polícia Civil ainda não recebeu nenhuma ocorrência ou pedido de investigação para apurar as causas do fogo. Na tarde desta quarta-feira, o local onde teria começado o fogo estava passando por reforma. A telha, que era de folha de fibra de vidro, será substituída por outras de fibrocimento. Foram retiradas bitucas de cigarro, garrafas entre outros tipos de lixo que se acumulavam sobre o telhado.  

O princípio de incêndio começou em uma parte de telhado de fosso de luz, no térreo, e se espalhou rapidamente. A fumaça foi percebida por uma pessoa que passava pelo local, que avisou os bombeiros. Uma pessoa fraturou o tornozelo após uma queda na hora de sair do prédio. Segundo a prefeitura, "as pessoas que foram atendidas tiveram intoxicação leve e já foram liberadas".

REFORMA
Uma empresa foi contratada pela imobiliária Nova Era para fazer a limpeza do local. Na tarde desta quarta-feira, a maioria dos funcionários estava trabalhando, porém, o cheiro de fumaça ainda era forte. Conforme o proprietário, Luiz Dias, havia muita fuligem no chão e pelos móveis da empresa. Como era horário de intervalo para o almoço, nenhum funcionário estava na empresa.  

- Não perdemos nada e, por sorte, ninguém se intoxicou. Mas isso é um sinal de alerta para todos nós - afirma.

A direção da imobiliária teria contrato uma pessoa para reformar o telhado que pegou fogo. 


O QUE DIZ A PREFEITURA
Conforme o secretário chefe da Casa Civil da prefeitura de Santa Maria, Guilherme Cortez, engenheiros do município fizeram uma avaliação no edifício da SUCV e foi constatado que não há risco, por isso os servidores poderiam voltar a trabalhar no local. É aguardado o parecer técnico para decidir se será feita ocorrência policial sobre o princípio de incêndio: 

- A nossa maior preocupação é com a segurança das pessoas. Hoje de manhã, estive com as secretárias de Cultura e Educação para acolher a todos os servidores, e o clima estava tranquilo. A maioria trabalhou normalmente. Tivemos dois casos isolados - diz.

O secretário diz que a Secretaria de Educação fará a mudança de local no dia 20 deste mês. Não há definição sobre a saída da pasta da Cultura do edifício.

Cortez não comentou sobre a vistoria dos bombeiros, feita hoje, que encontrou dois extintores que estavam vencidos e portas corta-fogo com defeito no prédio da SUCV. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Cuidador de idosos foi a profissão que mais cresceu no Brasil em 10 anos, diz Ministério do Trabalho Anterior

Cuidador de idosos foi a profissão que mais cresceu no Brasil em 10 anos, diz Ministério do Trabalho

Brigada Militar promove festa de Natal em escolinha do Bairro Diácono João Luiz Pozzobon Próximo

Brigada Militar promove festa de Natal em escolinha do Bairro Diácono João Luiz Pozzobon

Geral